- A colaboração e a comunidade são temas que surgem muitas vezes na investigação sobre ensino e aprendizagem online. Para além disso, os cursos online têm um período de tempo limitado e predeterminado. Nestes cursos a colaboração é, por vezes símbolo da comunidade e a comunidade define-se como uma forma de colaboração, adicionando talvez um elemento de interacção social ou prova de preocupação pessoal que pode ser analisado sob duas perspectivas: a colaboração de sucesso depende da existência da comunidade e a comunidade é comprovada pela colaboração.
A comunidade em sala de aula é mais forte quando os a alunos:
(a) se sentem ligados uns aos outros e ao instrutor;
(b) manifestam os comportamentos de comunicação imediatos reduzindo a distância social e psicológica;
(c) partilham interesses e valores comuns;
(d) confiam e ajudam-se mutuamente;
(e) se dedicam activamente em comunicações nos dois sentidos;
(f) lutam por objectivos de aprendizagem comuns.
Os estudantes necessitam de um espaço de “comunidade” onde exista um contacto social e emocional, bem como intelectual e académico. Identificam-se seis elementos chaves para a criação de uma comunidade de aprendizagem: honestidade, receptividade,cooperação, relevância, respeito, abertura e capacitação.
Afirmando-se que estas quatro dimensões são fundamentais para criar uma “comunidade vibrante e sustentada”:
1)Situacionalidade: promovida/adoptada por actividades contextualizadas;
2) Comunhão: promovida por interesses comuns;
3) Interdependência: promovida por níveis de especialização diferentes; perspectivas e opiniões e necessidades diferentes, benefícios mútuos e motivos complementares;
4) Infra-estrutura: promovida por regras; mecanismos de responsabilidade e estruturas facilitadoras.
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