O termo "Educação Online" refere-se à educação à distância, onde o professor e o aluno estão separados físicamente, dispersos no tempo e no espaço, mas interligados através de meios tecnológicos, onde o professor, no seu papel de mediador, auxilia os seus alunos, fornecendo uma discussão sobre os temas, apresenta um feedback e proporciona um encorajamento se necessário. A investigação sobre ensino-aprendizagem online será abordada em quatro categorias principais:
- Funções e interacções dos estudantes;
- Funções e interacções dos professores;
- Colaboração e comunidades online;
- Novas ferramentas de apoio online.
Quanto aos Papeis dos estudantes e Interacções, a investigação sobre a forma como os estudantes participam em aulas online tem como objectivo avaliar o comportamento dos alunos e a sua participação. Três modelos principais definidos aqui são:
- Distância transaccional;
- Interacção;
- Presença social.
A Distância transaccional, introduzida por Moore em 1980 debruça-se sobre o estudo do relacionamento dos estudantes em cursos à distância definindo-se como função do diálogo, e da estrutura que foram estudados de forma a tentar compreender a maneira como os estudantes se relacionam e respondem com aulas de educação à distância. Saba e Shearer (1994) testaram o conceito de distância transaccional, criando um modelo dinâmico no qual a distância transaccional aumentava com os aumentos do diálogo e diminuía com os aumentos da estrutura.Moore sugeriu também três tipos de interacção que em conjunto constituem os locais para envolvimento dos estudantes em aulas de ensino à distância: Interacção aluno – conteúdo; Interacção aluno – instrutor; Interacção aluno – aluno. Hilman e os seus colegas acrescentaram um quarto tipo, a Interacção aluno-interface.
A interacção tem sido usada para compreender a forma como os estudantes constroem o seu conhecimento na educação à distância. Gunawardena e colegas (1998) desenvolveram um modelo para a interação online que se divide em cinco fases:
- Partilha / comparação de informação;
- Descobreta e exploração da dissonância entre ideias, conceitos ou afirmações;
- Negociação de significado / co-construção de conhecimento;
- Teste e modificação de sínteses propostas ou co-construção;
- Afirmação de acordo / aplicações de significados construídos recentemente.
Contudo verifica-se que os estudantes raramente ultrapassam os dois primeiros tópicos devido ao seu estudo individual e autónomo.
A Presença social debruça-se sobre a proximidade e intimidade como elementos de presença social, onde a intimidade é determinada por respostas pessoais como sorrisos e contacto visual, e a proximidade é determinada por interacções verbais e não verbais como colocar questões, responder às solicitações ou reagir a observações. A presença social é um factor de ambos: do meio e dos participantes.
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