terça-feira, 30 de dezembro de 2008

As três componentes da Presença de Ensino:Concepção e Organização, Facilitação do Discurso e Instrução Directa.

Concepção e Organização de um curso online

• pode-se ir concebendo e organizando actividades na comunidade de aprendizagem

• o professor deverá negociar de forma a satisfazer condições de aprendizagem

• o professor deverá incentivar o estudo independente e a exploração de conteúdos

• o professor partilha com os alunos o seu entusiasmo por terem demonstrado interesse no assunto em estudo


"Obter a Mistura Certa"

É um desafio, na concepção de um curso de aprendizagem online, a mistura certa entre oportunidades para interacção síncrona e assíncrona, e actividades de grupo e de trabalho individual contínua (Daniel & Marquis, 1988; Anderson, 2002)




A concepção e a implementação da aprendizagem online terá de considerar:



  • a mistura de actividades de aprendizagem que sejam adequadas às necessidades do aluno;


  • as competências e o estilo do professor;


  • a capacidade técnica e institucional;


  • os constrangimentos financeiros dos sistemas de educação formal.


Facilitar o discurso










• facilita a criação de uma infinidade de questões

• é o meio pelo qual os alunos desenvolvem seus próprios processos de pensamento, através da necessidade de se articularem uns com os outros;

• ajuda os alunos a descobrirem equívocos no seu próprio pensamento, ou desacordos com o professor ou com outros estudantes.




Papel do professor de e-learning




• desenvolver um sentimento de confiança e segurança dentro da comunidade electrónica;



• procurar constantemente meios para apoiar a compreensão do estudante individual e o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem como um todo;



• ler e responder regularmente às contribuições e às preocupações dos estudantes.



Avaliação da Aprendizagem Online reflecte: a flexibilidade, a atenção e a empatia.
Características principais da avaliação:

  • Feedback atempado e pormenorizado;


  • as avaliações tecnológicas (escolhas múltiplas,...);


  • a comunicação directa .


Instrução Directa
  • É a acção de proporcionar orientação intelectual e académica;


  • o professor partilha conhecimentos;


  • comunica o clima intelectual ;


  • transmite entusiasmo.
O papel de ajuda do professor, como maior conhecedor, inclui a instrução directa (da matéria e em questões técnicas)

Vantagens da instrução directa

-os alunos confrontam-se com as suas concepções erróneas através de actividades de aprendizagem eficazes

-os alunos aprendem através da instrução directa e dos comentários do professor.



O Processo de Construção da Presença do Professor
Modelo para e-moderadores (Salmon)

1. Acesso e motivação

2. Continuidade da sociabilização

3. "Troca de informações"

4. Construção do conhecimento

5. Responsabilidade dos alunos pela aprendizagem



Qualidades do E-professor

  1. gosta de lidar com os alunos e motivá-los ;


  2. conhece a matéria que ensina ;


  3. é entusiasta ;


  4. é um pedagogo (ou andragogo) ;


  5. é um motivador e avaliador das aprendizagens ;


  6. é versátil, inovador e perseverante ;


  7. tem conhecimentos técnicos em aprendizagem online.

http://mcpereira61.googlepages.com/APRESENTAO.ppt

Fonte: Anderson, Terry (2004) - "O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online".








Sem comentários: