Concepção e Organização de um curso online
• pode-se ir concebendo e organizando actividades na comunidade de aprendizagem
• o professor deverá negociar de forma a satisfazer condições de aprendizagem
• o professor deverá incentivar o estudo independente e a exploração de conteúdos
• o professor partilha com os alunos o seu entusiasmo por terem demonstrado interesse no assunto em estudo
"Obter a Mistura Certa"
É um desafio, na concepção de um curso de aprendizagem online, a mistura certa entre oportunidades para interacção síncrona e assíncrona, e actividades de grupo e de trabalho individual contínua (Daniel & Marquis, 1988; Anderson, 2002)
• pode-se ir concebendo e organizando actividades na comunidade de aprendizagem
• o professor deverá negociar de forma a satisfazer condições de aprendizagem
• o professor deverá incentivar o estudo independente e a exploração de conteúdos
• o professor partilha com os alunos o seu entusiasmo por terem demonstrado interesse no assunto em estudo
"Obter a Mistura Certa"
É um desafio, na concepção de um curso de aprendizagem online, a mistura certa entre oportunidades para interacção síncrona e assíncrona, e actividades de grupo e de trabalho individual contínua (Daniel & Marquis, 1988; Anderson, 2002)
A concepção e a implementação da aprendizagem online terá de considerar:
- a mistura de actividades de aprendizagem que sejam adequadas às necessidades do aluno;
- as competências e o estilo do professor;
- a capacidade técnica e institucional;
- os constrangimentos financeiros dos sistemas de educação formal.
• facilita a criação de uma infinidade de questões
• é o meio pelo qual os alunos desenvolvem seus próprios processos de pensamento, através da necessidade de se articularem uns com os outros;
• ajuda os alunos a descobrirem equívocos no seu próprio pensamento, ou desacordos com o professor ou com outros estudantes.
Papel do professor de e-learning
• desenvolver um sentimento de confiança e segurança dentro da comunidade electrónica;
• procurar constantemente meios para apoiar a compreensão do estudante individual e o desenvolvimento da comunidade de aprendizagem como um todo;
• ler e responder regularmente às contribuições e às preocupações dos estudantes.
Avaliação da Aprendizagem Online reflecte: a flexibilidade, a atenção e a empatia.
Características principais da avaliação:
- Feedback atempado e pormenorizado;
- as avaliações tecnológicas (escolhas múltiplas,...);
- a comunicação directa .
Instrução Directa
- É a acção de proporcionar orientação intelectual e académica;
- o professor partilha conhecimentos;
- comunica o clima intelectual ;
- transmite entusiasmo.
Vantagens da instrução directa
-os alunos confrontam-se com as suas concepções erróneas através de actividades de aprendizagem eficazes
-os alunos aprendem através da instrução directa e dos comentários do professor.
O Processo de Construção da Presença do Professor
Modelo para e-moderadores (Salmon)
1. Acesso e motivação
2. Continuidade da sociabilização
3. "Troca de informações"
4. Construção do conhecimento
5. Responsabilidade dos alunos pela aprendizagem
Qualidades do E-professor
- gosta de lidar com os alunos e motivá-los ;
- conhece a matéria que ensina ;
- é entusiasta ;
- é um pedagogo (ou andragogo) ;
- é um motivador e avaliador das aprendizagens ;
- é versátil, inovador e perseverante ;
- tem conhecimentos técnicos em aprendizagem online.
Fonte: Anderson, Terry (2004) - "O Processo de Ensino num Contexto de Aprendizagem Online".
Sem comentários:
Enviar um comentário